Noiva ataviada: A preparação para o Encontro Triunfal. (Joeli Barros)
- Sâmia Lamarão
- 5 de fev. de 2020
- 5 min de leitura
Atualizado: 9 de ago. de 2020

"Seus enfeites estão em seu coração, sua alma é adornada de reverência, fidelidade e humildade. O encontro com o Rei é tudo que ela mais anseia."
Ester precisou preparar-se durante um ano para ter um encontro com o rei, após, foi desposada e digna da coroa real.
Quando falamos em casamento, logo imaginamos a noiva com o vestido branco, adornos, a cerimônia de entrada, os votos matrimoniais e enfim a união selada. Mas até que aconteça o casamento é necessário a noiva passar por etapas que irão lhe preparar para aquele grande dia.
A igreja de Cristo como sua noiva, deve passar por cada etapa de preparação para estar pronta para o dia das bodas do cordeiro Apocalipse 19:7-9 então se encontrará com Ele nas nuvens. 1 Tessalonicenses 4:16-17
Quando falamos de preparação e de noivado lembramos de uma célebre referência bíblica que se encontra no livro de Ester no antigo testamento. Hadassa que é (Ester) era uma moça judia, órfã de pai e mãe e criada pelo seu primo Mardoqueu, ambos foram levados cativos, juntamente com o rei de Judá, pelo rei da Babilônia.
Hadassa era uma moça bela e muito formosa que foi levada juntamente com outras jovens virgens da fortaleza de Susã para a casa do rei Assuero, sob a supervisão do guarda das mulheres. Ela precisou passar por um processo de preparação para ir ao encontro do rei, para a grande eleição, podendo se tornar rainha.
O processo da preparação de Ester
Ester e as demais moças, passaram por um período de tratamento real com óleos de mirra e especiarias. Eram doze meses de purificação, seis meses de tratamento com óleo de mirra e seis com outras especiarias. Note que Ester passou por um longo período de preparação.
A mirra é uma planta medicinal que tem função antisséptica, curativa, além de ser aromática, servindo também para incensos. Na antiguidade essa especiaria era usada também como unguento em cadáveres, como mencionado no livro de (João 19: 39,40), o corpo de Jesus foi envolvido em lençóis com óleo de mirra e aloés, era assim que os judeus faziam na preparação para o sepulcro.
Outro exemplo encontra-se em (Êxodo 30: 22 a 30), tanto a mirra como as outras especiarias eram usadas para preparação, purificação, consagração e santificação. No livro de êxodo O Senhor ordena a Moisés que prepare as mais excelentes especiarias de mirra fluída, juntamente com outras especiarias como cássia, canela, cálamo e azeite de oliveira, fazendo então o azeite da santa unção para ungir os Sacerdotes e os utensílios do Tabernáculo.
Como a Igreja deve se preparar para o grande dia?

A Igreja de Cristo, necessita preparar-se todos os dias para ser digna da salvação. Podemos entender, numa visão espiritual, que a "noiva" passa por processos... assim como a mirra, naquela época, preparava o cadáver para o sepultamento, a igreja é preparada para morrer para o mundo e nascer para uma nova vida em Cristo, pois aquele que não nascer de novo, não verá os céus. (João 3:3,5)
A mirra também era usada para curar e perfumar, assim como acontece conosco, nosso coração é tratado e somos curados das feridas emocionais, nossa alma se torna perfumada com os aromas celestiais, pois o azeite da santa unção é descido diretamente dos céus, sobre a vida daqueles que desejam tornar-se uma "noiva ataviada". Então ela é tratada, curada, aprovada e adornada, seu perfume exala a mais pura fragrância divinal. Ela se prepara todos os dias, até que Ele venha.
Purificação, Consagração e Santificação (hebreus 12:14)
"Desperta Igreja, desperta noiva do cordeiro, adorna-te para o encontro Triunfal!"
É necessário viver todos os dias como se Ele fosse voltar a qualquer momento, sua vida de oração e vigilância é essencial para vencer a corrupção desta terra, renunciando as tentações, tendo uma vida íntegra e sendo temente a Deus, buscando em primeiro lugar o Reino dos Céus, tornando-se uma noiva prudente, sem máculas, com suas vestes alvas como a neve.
Na parábola das dez virgens, observamos que elas estavam com suas lamparinas esperando o noivo chegar, naquela noite. Cinco eram prudentes e estavam com o azeite nas vasilhas, porém, cinco eram néscias e não levaram reservas de azeite, tardando o noivo, todas adormeceram e ao acordarem, as néscias perceberam que as suas lamparinas estavam se apagando, as prudentes não poderiam lhes dar do seu azeite, pois iria lhes faltar, então, elas precisaram sair para providenciar mais azeite. Quando o noivo chegou, as virgens prudentes que estavam a sua espera partiram com Ele para as bodas e as portas se fecharam. As néscias ao retornarem, bateram à porta, mas já era tarde, elas não foram reconhecidas. (Mateus 25:9-12)
Que triste episódio, este! Entendemos que existem Cristãos que estão buscando sua salvação, sendo obedientes e vigilantes na sua conduta como igreja de Cristo, porém, existe uma parcela da Igreja que está dormindo o sono da indolência, despreocupada... vive como se Jesus nunca fosse voltar. (Efésios 5:14)
"A salvação é individual, você precisa buscar azeite para sua lamparina!"
Saiba que esse azeite é o Espírito Santo de Deus, portanto sejam cheios do Espírito Santo. (Ef 5:18)
Devemos nos preocupar com as almas, assim, evangelizando e pregando a salvação em Cristo, porém, é necessário um posicionamento pessoal para a confissão do nome de Jesus e isto é feito individualmente. (Romanos 10:8-17)
Veja, a oração do seu líder espiritual ou da sua amiga que é uma serva de Deus pode lhe ajudar e lhe instruir, mas é necessário você tomar a atitude de se preparar para o "casamento."
"Desperta Igreja, desperta noiva do cordeiro, atavia-se para o encontro Triunfal!"
"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)
Como você se encontra neste exato momento. Como uma virgem prudente ou néscia? E se Jesus buscasse a "noiva" agora, você estaria preparada(o)?
Quão difícil será este dia para aqueles que não se prepararem como uma noiva anelante pelo seu amado.
"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa".
Inspire-se :

"O Rei amou Ester mais do que todas. Ela alcançou graça, benevolência... e o rei pôs a coroa em sua cabeça." (Ester 2:17)
Com certeza Ester, a judia, foi um diferencial em meio a tantas mulheres, pela sua sua simplicidade, maneira de se comportar e educação que recebera de seu primo Mardoqueu. A sua beleza e graciosidade, chamaram a atenção do rei.
Eleita do Senhor, saiba que seus enfeites estão em seu coração, seu ser precisa ser adornado de reverência, fidelidade e humildade. Chame a atenção do Rei!

"Jesus virá e levará para o seu reino, príncipes e princesas que estejam preparados. Ele porá a "coroa real em suas cabeças."
Portanto, vigiem, pois não sabeis o dia nem a hora em que virá o esposo.(Mt 25)
O Espírito e a noiva dizem: Vem!!! Curta, comente e compartilhe. Paz do Senhor Jesus! ❤️
Devemos nos preparar para a salvação em Cristo. Quero ser uma noiva adornada! Lindo texto!