Os contos de Tereza: A caboclinha tucujus. (Tereza Moraes)
- Sâmia Lamarão
- 5 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de ago. de 2020

Tereza, a menina de traços indígenas, nasceu nas margens do rio Amazonas, cabocla das terras tucujus, moça esperta e formosa. No interior, nasceu essa bela flor que precisou amadurecer cedo demais nas coisas da vida, na dureza do dia a dia. Após perder seus pais ainda muito jovem, ficou responsável pelos seus irmãozinhos que por sinal eram quatro.
Mas ela não esmoreceu, além de cuidar dos irmãos, cuidava também da lavoura, caçava e subia no açaizeiro, sumano. Eita menina boa! Quem quiser um ensinamento é só falar com Tereza, ela te ensina alguns segredos para vencer a dureza da vida, seu moço.
Na hora de cuidar da lavoura, lá vai Tereza, por a mão no arado, lá vai Tereza, apanhar açaí. De manhã bem cedinho, preparava sua canoa e com seus irmãos ia pescar, até cobra grande viu da água boiar. O segredo para escapar, conta Tereza... é contra a maré remar.
Com amor, Sâmia Lamarão ❤️
fotos de Tereza Barros
Créditos na imagem: Eloil Barros
Significado do nome Tereza:
Trata-se de uma mulher íntegra, amorosa e cuidadosa.
Significados de Cabocla:
Nome que se dá no Brasil aos nativos mestiços de brancos com índios, cujos traços físicos incluem pele acobreada ou morena e cabelos escuros e lisos.
Erva da família das compostas, de flores ornamentais.
Significados de Sumano:
É um termo regional quotidiano do falar paraense usado em relação a um amigo,
Obrigada Gika por visitar a página, compartilhe com seus amigos. Pretendo escrever mais sobre os contos de Tereza.
MINHA AVÓ, MINHA MÃE,MEU AMOR.
Dona Tereza merece muitas homenagens, e esta, foi pela passagem do seu aniversário de 86 anos. Viva Tereza, minha Ribeirinha. ♥️🎁 Curte, comente e compartilhe. Um abraço!